Entrepreneurship

Empreendedorismo é, acima de tudo, uma questão de atitude, ser capaz de identificar uma oportunidade de negócio e possuir o conhecimento, criatividade e iniciativa para, individualmente ou em conjunto, enfrentar as incertezas e transformar essa oportunidade em criação de valor. Reconhece-se por ser um forte impulsionador do crescimento económico, por estimular a criação de emprego e produtos inovadores, por ser um meio de acesso ao mercado de trabalho e por gerar transformações que podem resultar em melhorias na sociedade.

De braço dado com o empreendedorismo, a inovação diz respeito à implementação prática de ideias, que resulta na introdução de novos bens ou serviços ou na melhoria da oferta de bens ou serviços. É um fator fulcral para o desenvolvimento económico, social e ambiental, uma vez que os novos projetos impulsionam as organizações e a economia a evoluir, sendo agentes de mudança. Pode existir empreendedorismo sem inovação e inovação sem empreendedorismo, mas só a combinação dos dois irá gerar algo revolucionário.

A União Europeia tem vindo a promover o empreendedorismo como fator chave da competitividade, sublinhando a relevância do fomento de uma cultura empreendedora europeia, reconhecida como prioridade por todos os Estados membros. Compete, também, às universidades impulsionar e fomentar ativamente a educação para o empreendedorismo junto dos jovens, sendo esta uma dimensão crítica na educação das novas gerações e do progresso sustentado de Portugal. Reconhece-se que existe um número reduzido de empreendedores em Portugal e que o sistema educativo deve sofrer transformações nesse sentido. Hoje em dia, as universidades portuguesas já oferecem uma panóplia de oportunidades para o empreendedorismo, sendo indispensável o ensino desta temática no sistema educativo. Este é um desenvolvimento recente, mas sem dúvida, é o momento para os jovens empreendedores abraçarem as novas oportunidades.